Alfabetização
Não ser alfabetizado na idade correta tem impacto direto na evasão escolar e afeta, não só o sucesso acadêmico e profissional do indivíduo e sua realização pessoal, mas também o futuro do país.
O problema se torna mais evidente em áreas empobrecidas e assoladas pela violência. Somente no primeiro semestre de 2024, 368 escolas públicas do Rio de Janeiro já tiveram aulas suspensas por causa da violência urbana. Somente na Maré, escolas municipais e estaduais tiveram que interromper suas atividades por 14 dias entre fevereiro e maio deste ano.
Com foco na transformação de vidas por meio da educação e cultura, na região do Complexo da Maré, o Instituto Sabendo Mais escolheu, como um dos seus principais eixos de atuação, a alfabetização plena e a valorização da leitura.
Projeto Alfabetizarte
O projeto, que atua desde 2015 dentro de escolas municipais na região do Complexo da Maré, oferece uma metodologia transdisciplinar, resultado da colaboração, em sala de aula, entre professores da escola pública e do instituto, com impacto significativo na alfabetização plena das crianças atendidas.
Essa iniciativa fortalece e renova as práticas aplicadas no cotidiano da pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental e é fruto da longeva parceria entre o Instituto Sabendo Mais e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Além da alfabetização plena, o projeto visa à qualificação continuada da equipe pedagógica da escola pública, através da apropriação das práticas transdisciplinares propostas, ampliando os impactos de longo prazo do projeto.
O Alfabetizarte reflete a valorização da educação na primeira infância, onde são desenvolvidas habilidades como linguagem, raciocínio lógico, socialização e autonomia.